Para a maioria das pessoas, o vinho não é um investimento: você mantém seu dinheiro em uma conta e seu vinho ao alcance do braço. Mas se você puder resistir à tentação de beber seus ativos (literalmente) líquidos, o vinho pode realmente gerar algumas especulações inteligentes, pois acabou de chegar ao topo do mais novo Índice de Investimento de Luxo da Knight Frank.
O preço do vinho com grau de investimento aumentou 13 por cento no ano passado, de acordo com o último relatório, enquanto os líderes anteriores – whiskies raros e bolsas Hermès – viram seus valores cair 4 por cento e 3 por cento, respectivamente, no mesmo período. “Dois ativos que estiveram no comando nos últimos anos – garrafas raras de Scotch e bolsas Hermès – perderam seus lugares no topo do índice”, afirmou Andrew Shirley, editor do Índice de Investimento de Luxo da Knight Frank.
Nick Martin, CEO da Wine Owners, a empresa que compilou os dados sobre vinhos para Knight Frank, começou a se gabar. “O vinho está indo muito bem; não está bombando, mas crescendo bem. Não há sinais de exuberância excessiva”, afirmou. “Ajuda o fato de o mercado estar se tornando muito mais amplo, com mais gente da próxima geração começando a construir suas próprias coleções.”
Veja também:
- Europa Universalis IV é o jogo grátis da Epic Games Store na semana
- Suíça: aniversariantes ganham 100 garrafas de vinho ao completar 100 anos. Saiba mais!
- Vinhos Star Trek: marca lança mais dois rótulos. Coleção com 6 garrafas custa R$ 1.500!
- 3 harmonizações perfeitas de queijos e vinhos para você guardar para o resto da vida!
Martin acrescentou que safras mais antigas de Bordeaux – especificamente 1996 e 2000 – estavam ajudando a impulsionar o mercado, supostamente indo tão longe a ponto de chamar os vinhos desses anos de “grande valor”. Enquanto isso, ele lamentou: “A Borgonha, por outro lado, está respirando um pouco”.
Veja também:
- Bolsas de luxo superam arte, carros e uísque como itens de investimento
- Maior garrafa de whisky do mundo tem 311 litros e será vendida por R$ 10 milhões
- Vinho mais caro do mundo chega no Brasil em site de rótulos premium. Descubra preço!
Mas, embora o vinho fino possa ter ultrapassado o Scotch no ano passado, os whiskies raros ainda tiveram o melhor desempenho nos últimos dez anos, e com facilidade. O whisky Rare viu seu valor aumentar em 483% na última década; enquanto isso, o vinho colecionável subiu apenas 119 por cento no mesmo período, ficando em quarto lugar no ranking de dez anos.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br